top of page

História do Gin

A história do Gin começa a ser traçada muito antes do que você pode ter pensado. Remonta o caminho de volta para a Idade Média - ano 70 d.C. para aqueles que gostam de consultar o Google para descobrir a data exata. Naquela época, a palavra Gin não existia, então ninguém automaticamente pensava no sempre popular Gin Tônica. Em vez disso, os italianos medievais adicionavam o Zimbro ao vinho para fazer o que eles chamavam de "tônico de vinho", que era usado especificamente para propósitos medicinais.

Mais tarde, durante o século XVI outro "Gin" medicinal (então conhecido como "Genever") surgiu entre os holandeses. Esta mistura medicinal foi muito semelhante ao seu antecessor italiano. A única diferença é que o Zimbro era embebido em vinho de malte, a fim de mascarar o sabor amargo de pinho que ele entregava. No entanto, no século XVII o nome "Gin" foi finalmente cunhado, e é assim que este destilado enriquecido de Zimbro se tornou conhecido desde então!

 

O Gin é conhecido como um favorito britânico. Na verdade, o Gin era tão popular na Grã-Bretanha que eles têm um período na sua história conhecido como "Gin Craze" graças às Leis do Milho que foram implementadas na época. O quadro do artista William Hogarth de 1751 - Gin Lane - na gravura ao lado, ilustra o mal causado pelo Gin nesta época. É um período realmente interessante da história britânica que a maioria de nós pode nem sequer saber, e isso eventualmente levou ao Gin Act na Inglaterra - uma série de leis implementadas durante o século XVIII para ajudar a conter o uso abusivo de Gin e os problemas sociais, criminais e de saúde que ele causava.

Dizer que o Gin é um dos favoritos entre os ingleses é um eufemismo - eles literalmente revolucionaram o Gin no século XVIII e permitiram que ele se tornasse conhecido como é hoje. Após a insanidade que se seguiu após a "Gin Craze", os fabricantes de Gin começaram a usar o processo de destilação que foi introduzido por Aeneas Coffey (1789 - 1839), inventor irlandês que patenteou um processo de destilação com seu nome. Isso abriu o caminho para o Gin que conhecemos hoje - claro, delicioso e uma base perfeita para o coquetel de sua escolha. O London Dry Gin rapidamente se tornou um dos favoritos entre os ingleses e em todos os lugares!

Hoje em dia, o Gin é um destilado de escolha popular em vários países. É a base perfeita para qualquer coquetel e seu gosto puro com notas florais e de pinho pode ser apreciado por qualquer amante de destilados. Enquanto a maioria de nós pode pensar no sempre popular Gin Tônica quando ouvimos a palavra Gin, há muito mais que esperar desta bebida. Desde suas origens medicinais até a "Gin Craze" que culminou com as mortes e a genuína insanidade em toda a Grã-Bretanha, o Gin tem uma história incrivelmente rica que abrange mais do que as poucas palavras descritas aqui.

Fonte (fotos e textos): The Real Gin Book, Peter William Parker

bottom of page