top of page

PRODUÇÃO DO GIN

zimbro 22.png
O Gin como já mencionado anteriormente, apresenta o Zimbro como sabor predominante. Assim, para que qualquer destilado seja considerado um Gin, ele deve apresentar o Zimbro como perfil principal de sabor e odor. Não importa o tipo de Gin considerado, esta será a única característica comum que irá encontrar entre todos eles. Como os Gins são conhecidos por seu sabor único, o álcool etílico usado em sua produção deve ter um sabor neutro, daí a utilização do álcool feito a partir de cereais. 

O perfil de sabor dos Gins em todo o mundo varia, e diferentes marcas usam diferentes ingredientes, métodos de infusão dos botânicos e processos de destilação para fazer seu próprio perfil de sabor - a única coisa que permanece constante é o sabor ligeiramente amargo e floral com notas de pinho que vem do Zimbro.

32_edited.jpg

A maceração dos botânicos é um método tradicional. Embora esse processo possa variar de marca para marca, o método básico permanece o mesmo. Normalmente, durante esse processo, os botânicos são colocados na base alcoólica e deixados em infusão por um período que pode chegar até a até 48 horas, dependendo do perfil de sabor que o fabricante deseja. Após a destilação desta infusão, a água filtrada e desmineralizada é adicionada para reduzir o produto final na porcentagem alcoólica desejada necessária para engarrafamento sendo 42% em volume no caso do Gin Mariáh.

infus%C3%A3o_edited.jpg

Já a infusão de vapor através dos botânicos é um processo completamente diferente, usado por fabricantes que querem entregar um sabor suave e com notas de sabores mais delicadas. Este processo elimina a necessidade de maceração já que nele os botânicos nunca são colocados diretamente na base de álcool etílico. Em vez disso, os botânicos são dispostos dentro de cestas localizadas no destilador logo acima da base alcoólica que quando fervida faz os vapores passarem através dos botânicos carregando seus aromas característicos. A água será adicionada ao produto final para diluí-lo (assim como o processo de maceração) a fim de reduzir o teor álcool ao necessário para o engarrafamento.

Tipos de Gin

Existem basicamente 3 tipos que precisam ser distinguidos com base nos regulamentos europeus:

  • Gin, 

  • Gin Destilado e 

  • London Dry Gin

Aqueles que se enquadram na categoria "Gin" são tipicamente neutros no sabor e enriquecidos com sabores adicionais que são sutis em comparação ao Zimbro. Os Gins desta categoria não são aromatizados durante o processo de destilação, mas sim depois, através da adição de aromas muitas vezes artificiais. Este é o Gin mais econômico para produzir e a lista de ingredientes é curta e simples sendo também o que tem menor qualidade.

O Gin Destilado, por outro lado, é destilado com os botânicos utilizando uma base de alto teor alcoólico. É importante notar que apenas sabores específicos podem ser adicionados, mas no geral, o fabricante poderá desenvolver o perfil de sabor que deseja alcançar desde que o Zimbro continue sendo o principal ingrediente do sabor.

 

Já o London Dry Gin é o que a maioria das pessoas pensa quando pensa em Gin. Esta categoria tem regulamentos muito mais rigorosos quando comparados com os outros dois tipos e apenas sabores de plantas podem ser usados durante o processo de destilação. Este tipo de Gin se originou na Inglaterra, mas agora é feito em todo o mundo. Se você quer algo com um sabor único, então este é o tipo de Gin que você vai querer conferir. E o Gin Mariáh - London Dry Gin - não irá te decepcionar neste quesito!

Fonte (textos): The Real Gin Book, Peter William Parker

bottom of page